Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida para levar informação à população a fim de reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Tratamento do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada pelos desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento.

Com o Projeto: Entendendo o Autismo, o Centro Educacional “John F. Kennedy” contempla desde a Educação Infantil até o Fundamental II com um rico material para ajudar nossos alunos a entender essa condição.

Filmes, documentários, depoimentos, roda de conversa, são estratégias utilizadas  para conduzir esse aprendizado.

Com 2 milhões de brasileiros diagnosticados com TEA, no Brasil, dar visibilidade a condição do  Autismo é uma questão de bom senso.

Recomendamos aos pais, o filme “Athur e o infinito”. O filme de produção nacional aborda a saga de uma família na busca desde o diagnóstico até os desafios do cotidiano (escola, amigos, preconceito dos familiares, incertezas sobre o futuro), promovendo assim, uma grande reflexão.

Exibição de entrevista com Marcos Petry na série do youtube “Diário de um autista”, para as classes do 8° e 9° Ano, no dia 24/03/23, na disciplina de Filosofia com a mediação da professora Jane Schimidt e da coordenadora Márcia Moure. Posteriormente, esses alunos se manifestaram com dicas para o entendimento do TEA.

“Nós devemos entender os autistas”. (Antonio, 8°)

“Autismo não é brincadeira! Respeite!” (João Pedro, 8°)

“O autismo nos ensina a amar e respeitar o diferente”. (Nickolly, 8°)

“O autismo não é uma doença, é apenas uma condição”. (Lavínia, 8°)