Comidas daqui e de lá

3º ano do Ensino Fundamental

O capítulo 6 do módulo de Língua Portuguesa, do 3° ano do Ensino Fundamental- Anos Iniciais, traz como proposta de atividade o tema "Comidas daqui e de lá". Os gêneros textuais abordados no capítulo foram Receitas e Cardápio. O conteúdo apresenta alimentos típicos do Brasil como a mandioca e a banana. A gastronomia brasileira recebeu forte influência dos povos portugueses, africanos e indígenas. Para fazer o fechamento desse Componente Curricular, o módulo trouxe como sugestão de atividade a criação de um podcast de receita. Aproveitando os festejos juninos, a professora Sandra Correia propôs aos alunos a elaboração de duas receitas típicas dessa época do ano .
As receitas escolhidas para a gravação foram Maçã do amor e Pipoca, esses dois alimentos são muito consumidos nas festas juninas de toda a região nordeste no Brasil.
A pipoca tem origem indígena, veio do Tupi e significa " milho arrebentado", já a maçã do amor é uma invenção paulistana, mas que foi incorporada ao cardápio nordestino por chamar a atenção pela aparência e o sabor cativante que o doce traz.
Para o desenvolvimento da atividade do podcast, a docente convidou a turma do 2° e 4° ano para vivenciar na prática a manipulação dessas duas receitas, mostrando aos estudantes as etapas, os ingredientes e o modo de preparo de cada uma delas.