Caminhos do Café – 4º ano

A professora Renata Guerreiro utilizou o módulo do 4° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (capítulo 5), intitulado "Os Caminhos do Café", no Componente Curricular História. Neste capítulo, os alunos foram convidados a confeccionar uma maquete que retrate a história do café.

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e tem origem na Etiópia. No entanto, o cultivo do café já foi realizado em diversos lugares ao redor do mundo. Durante as aulas, os alunos do 4° ano aprenderam sobre a história do café, desde a sua origem até os dias atuais.

Além disso, eles tiveram a oportunidade de conhecer a mão de obra utilizada nas fazendas de café, bem como os estados que se destacaram na produção, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Os alunos também descobriram a importância das ferrovias no processo de produção dessa cultura tão apreciada mundialmente.

Com a confecção da maquete, os alunos puderam demonstrar todo o conhecimento adquirido durante as aulas e ainda desenvolveram habilidades manuais e criativas. A atividade proposta pelo capítulo 5 do Componente Curricular História é uma oportunidade única para os alunos do 4° ano aprenderem sobre a história do café de uma maneira lúdica e divertida. Estão todos de parabéns!!